Pequena entrevista

| sábado, 12 de fevereiro de 2011 | |

1- Formação Acadêmica: Sou geógrafo formado pela UFPR em 1984.

2 – Experiência em pré-vestibular: Atuo na verdade desde antes de estar formado, desde 1983 em pequenos cursos preparatórios para escolas militares daquela época. Desde então, estive no Colégio Positivo, Curso e colégio IIIº Milênio por 12 anos, Colégio Marista Santa Maria, Marista Paranaense e também preparei vestibulandos em Ponta Grossa e Joinville. Isto só para mencionar as principais experiências como professor, porque no começo dos anos 90 fui membro da comissão de vestibulares da então Faculdade de Direito de Cutitiba (hoje Unicuritiba) onde não só elaborava provas mas também corrigia as da segunda fase (discursivas).

3 – Paixão pela profissão: Minha paíxão pela profissão nasceu ao acaso pois eu era Muuuito tímido e não conseguia falar em público até minha adolescência. Só o gosto pela ciência geográfica estava definido desde a infância, sempre “devorei” atlas e gostava muito de conhecer outras culturas, mesmo com os limitados recursos de que dispunha nos já distantes anos 70 e com o país sob ditadura militar, o que tornava o aprendizado muito desprovido de senso crítico.....era só “decoreba”...........tudo fortemente censurado!!!
Somente já dentro da UFPR comecei a desenvolver minhas habilidades como professor. Eu exerci durante o ano de 1982 a monitoria em Geografia Física e a professora de então me convidou a dar uma aula de Geologia básica para uma turma (noturna) de Turismo e lá fui eu..........nervoso pra caramba dar a primeira aula de minha vida e DEU CERTO!!! Estou nessa até hoje e sem data pra parar.........

4 – Particularidades de minha personalidade: Sou um sujeito que num sentido é a cara do brasileiro: “Não desisto nunca!!”. Sempre trabalhei muito, incansávelmente e olha que as dificuldades não foram poucas........
Dedico-me de corpo e alma ao que faço e longe da perfeição, procuro sempre fazer o melhor. Considero-me um inconformista perante as atrocidades que se vê cotidianamente, a banalização da violência, a perda de valores básicos de convívio e o individualismo exagerado.......fruto em partes da influência da mídia sobre a sociedade bem como do verdadeiro “desespero” na luta pela sobrevivência, situação na qual também me encaixo. Costumo dizer: “A desordem me inquieta muito menos do que a injustiça”.

5 – Uma palavra amiga aos alunos: Persevere em seus esforços, mas sem passar por cima de quem está à sua frente, aprenda com suas experiências e com as dos outros, cultive amizades e NUNCA coloque o dinheiro acima de tudo. Viver coberto de ouro mas sozinho e insatisfeito? Não vale a pena!!!

Algumas idéias: Estudar será uma necessidade eterna para todos vocês, mas não apenas pensando em aperfeiçoamento profissional e sim em universalizar o seu saber, ou numa linguagem mais simples: “Abrir a cabeça”. Isto sim é fundamental e nos torna dotados de idéias que podem ser úteis não só a nós mesmos, mas às vezes a toda a humanidade, por que não?
Desenvolva sua consciência coletiva, afinal, você não está sozinho no mundo e quanto mais interagir com a sua comunidade e com outras, melhor entenderá seu próprio papel como agente da História, como ser humano transformador do espaço geográfico.
Nunca aceite pregações de “idéias únicas e definitivas”.......há muito mais no mundo além do que seus ouvidos e sua visão podem alcançar!!!! Dogmatismo jamais!!!! Respeite-se e também aos que te cercam..........isso é viver feliz.......

0 comentários:

Postar um comentário